Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

28 de set de 2012

Por que a energia acaba com maior frequência quando começa o período das chuvas?


Boa noite! A época de chuvas é vista por muitas pessoas como um período onde os transtornos urbanos se intensificam. Enchentes alagam cidades, barrancos desmoronam, estudantes se molham indo pra escola, faculdade (me enquadro bem nesse exemplo hehe) e etc. Um dos problemas que passa a ocorrer com maior freqüência no período chuvoso é a queda de energia, por que isso acontece? A rede elétrica é feita de açúcar? Não vão sair por aí lambendo os postes pra confirmar, ok?!(tentei ser engraçado).
Agora falando sério, quando o período das chuvas começa a rede elétrica sofre com a mudança brusca, por exemplo, aqui no Distrito Federal passaram-se cerca 98 dias sem cair uma gota d’água (praticamente em todo o território) e de repente lá vem a chuva Para aliviar a seca! E a energia começa a faltar principalmente no período inicial de chuvas. Com tanto tempo sem chover diversos equipamentos do sistema elétrico sofrem danos com a seca intensa. A isolação de cabos e equipamentos da rede acaba ficando ressecada e com a chuva ocorrem “fugas” e a energia acaba. Outro motivo é a própria intensidade da chuva que cai no início da temporada. Geralmente são fortes, com muitos raios, que uma vez atinjam a rede o que acontece? O fornecimento de energia é interrompido. Outro motivo são as árvores! Isso mesmo, as árvores. Geralmente, chuvas fortes são acompanhadas de ventania, logo os galhos que estão próximos a rede acabam encostando e atuando a proteção do sistema, que, por precaução suspende o fornecimento de energia para que danos maiores não sejam causados. Poluição na rede elétrica também contribui para a intensificação das quedas de energia no período chuvoso: “pipas” (papagaios), tênis, fitas magnéticas, linhas e diversos outros objetos são encontrados nas redes de distribuição de energia, quando chove a resistência desses materiais fica menor e ocorrem mais e mais quedas de energia. Espero ter esclarecido a causa de tantas quedas de energia no período de chuva! Obrigado por ler.
Obs: aproveite a falta de energia para ver as estrelas ;)
Obs²: Se não tiver chovendo ou com o céu nublado, é claro.

9 comentários:

  1. Isso me deixa com muita, nem dormir consigo

    ResponderExcluir
  2. a falta de energia é inconveniente pra todos porém e os pernilongos? quem consegue dormir com eles? nao dá pra matar eles no escuro !!!!!!
    Assim nao dá pra dormir tbm!!!

    ResponderExcluir
  3. quando chove também nunca consigo dormir por causa da muita

    ResponderExcluir
  4. Estava comendo a buceta da minha namoradinha nova com a minha astrobenga de 26 cm quando um raio caiu do lado de casa da, até broxei ...

    ResponderExcluir
  5. Estava comendo a buceta da minha namoradinha nova com a minha astrobenga de 26 cm quando um raio caiu do lado de casa da, até broxei ...

    ResponderExcluir
  6. Anti-mofo , pena que o raio não caiu no seu cú nesta hora, talvez você gozasse...

    ResponderExcluir
  7. Por causa da muita eu cheguei aqui e agora não consigo mais dormir.

    ResponderExcluir