Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

16 de jul de 2010

Você já ouviu falar da energia elétrica sem fio?

Em alguns desenhos, filmes e games podemos notar a presença de equipamentos e tecnologias mirabolantes. Existem carros voadores, armas de raio laser e como esses equipamentos de última geração funcionam?
Se você pensou que super heróis como Goku usam seu ki para ligar esses aparelhos você está enganado, eles usam energia elétrica sem fio, tecnologia provavelmente desenvolvida pela corporação cápsula.
Brincadeiras a parte, essa tecnologia existe realmente no mundo real, sendo mais antiga do que muitos imaginam. Para se ter uma idéia, em 1894 ( é isso mesmo, 1894), nosso parceiro e gênio Nikola Tesla, (foto ao lado) conseguiu acender uma lâmpada sem o uso de qualquer ligação física, ou seja, sem fio. Será que foi magia? Leigos na época poderiam até pensar que sim, mas tudo não passou de pura física. Ele usou o princípio simples da indução eletromagnética, onde bobinas geram um campo magnético, produzindo assim eletricidade. A transmissão de energia elétrica sem fio segue os mesmos princípios das transmissões de rádio, pois nelas, são enviadas ondas eletromagnéticas que carrega nada mais, nada menos que energia, e uma vez recebida pelas antenas dos aparelhos é convertida para pulsos sonoros, algo semelhante também ocorre com a televisão. Para se transmitir energia elétrica pelo ar, foram criados vários protótipos, um deles é a transmissão via raio laser, eficiente, porém com duas desvantagens que a torna praticamente inacessível, para se usar esse tipo de transmissão, transmissor e receptor precisam estar totalmente alinhados, e a segunda e mais importante é que objetos que passem pelo laser podem ser incinerados. A saída está na transmissão semelhante a via rádio, onde antenas compostas por bobinas gerariam um campo eletromagnético em uma freqüência altíssima, cerca de 10 MHz, onde não sofrem e nem causam interferência, devido a sua freqüência. Imagine que com essa nova tecnologia, celulares e outros aparelhos não precisarão de bateria enquanto estiver ao alcance de uma antena, carros movidos a eletricidade se reabastecerão enquanto circulam pelas ruas, sem contar que roubos de cobre serão evitados. Entretanto, o máximo que se conseguiu fazer até hoje, foi ligar uma lâmpada de 60 watts á dois metros de distância, mas essa tecnologia é utilizada há muito tempo nos transformadores, nos postes, onde não existe contato entre o primário e secundário do mesmo, uma distância de poucos centímetros. Já existem alguns equipamentos que utilizam do princípio, como: barbeadores, escovas de dente elétricas e massageadores íntimos (isso aí que você ouviu, brinquedinhos) da empresa Philips. Resta a nós agora esperar pelo o desenvolvimento da nova forma de transmissão de energia elétrica, ou então, vá tentando aprimorar o seu ki e tente ligar uma lâmpada, um brinquedinho, uma televisão, uma moto, um carro...
Muito o brigado a todos pela atenção.

Artigo baseados em:
http://www.baixaki.com.br/info/2455-energia-eletrica-sem-fio.htm
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010115070611
http://tecnoblog.net/980/transmissao-de-energia-eletrica-sem-fios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário